quarta-feira, setembro 12

Ópera flamenca

O universo flamenco está borbulhando. Denise Santoro, mais uma das minhas referências na dança, a academia Pulsarte Flamenca e a Orquestra Sinfônica da USP apresentam Ópera Flamenca nos passos de Manuel de Falla, dia 18 de setembro, às 21 horas, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. A apresentação terá ainda o solo de Jackson Murifran, Marcio Bonefon no cante, Arthur Rinaldi nos vocais, Davi Caldeira no violão, Vítor Serikawa na percussão e Nando Moraes no acordeon. Tudo isso com a Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência do maestro Carlos Moreno.

No concerto, que está na programação da Série Batique da OSUSP, serão executadas as obras El Sombrero de Tres Picos e El Amor Brujo, do compositor homenageado. O concerto acústico ilustra a harmonia e a beleza estética da arte flamenca.

A primeira parte apresenta a saga dos ciganos que foram expulsos do Norte da Índia, vagaram pelo oriente até chegarem ao ocidente, mais precisamente em Andaluzia, na Espanha, local em que a mistura cultural deu origem ao Flamenco. O enredo se completa com as diversas coreografias que espelham desde as festas típicas Andaluzas, até as coreografias que expressam os sentimentos mais profundos dos ciganos e espanhóis.

Na segunda parte do concerto conta-se a história de um espírito apaixonado que volta da morte para tentar evitar que alguém tome seu lugar junto à amada. Candelas é uma cigana que sofre por ser atormentada por esse espírito e Carmelo é um jovem pescador que conquista seu coração. Juntos, os dois resolvem inventar um ritual para se livrar dessa maldição e viverem seu amor.

Nos Passos de Manuel de Falla é um espetáculo da Série Batique, parte de um ciclo temático de concertos que a OSUSP realiza em 2007, com o objetivo de proporcionar ao público um maior acesso à música erudita de qualidade. A Série Batique foi idealizada com o intuito de criar uma interface da orquestra com um público mais diversificado. Para isso, seus projetos são pensados a partir de obras, artistas e grupos populares de grande aceitação.

O Teatro Cultura Artística fica na Rua Nestor Pestana, 196. Televendas pelo telefone 11.3256.0223.

Um comentário:

Roberta disse...

Oi Chris! A atualização do seu blog vai ser mensal? :)
Está td bem com vc?
Comecei um blog também Veja lá: circulandoomundo.blogspot.com

Bacio